Problemas Emails e WinXP

Srs,

Como informado em https://www.specialist.srv.br/home/?p=1507, começamos uma campanha para migrar os acessos dos emails para uma conexão segura (com criptografia, ou seja, SSL/TLS).

Em 11/01/2019, o acesso SEM criptografia foi desligado (data inicial era 21/12/2018, que foi prorrogado para 11/01 atendendo múltiplos pedidos das revendas).

Acabou surgindo algumas questões envolvendo Outlooks e Windows BEM antigos, como outlook 2007, live mail e outros em windows 7 ou até mesmo no windows XP.

Por isso achamos melhor colocar aqui algumas instruções específicas para eles:

  • Para os casos do windows 7 (em diante), mesmo com outlook antigo, existe um patch para ser aplicado que visa corrigir o SSL do windows, que deve fazer o email com SSL funcionar. Em http://www.catalog.update.microsoft.com/search.aspx?q=kb3140245 tem o download dele.
  • Em ALGUNS casos, mesmo com o patch acima é necessário aplicar os patchs do office também, como o SP3 ou SP2 (service pack 3 ou 2), dependendo da versão do Outlook/Office, disponível gratuitamente no site da microsoft mesmo. O ideal nesses casos é fazer windows update com a opção “Receber atualizações de outros produtos Microsoft ao atualizar o Windows” marcada (fica na parte de configuração do windows update) que o Service Pack é baixado automaticamente.
  • Porem, para quem ainda tem windows XP com office antigo, não tem muito o que fazer, pois o oulook usa as bibliotecas de SSL do windows e este está mega defasado (mais de 15 anos de existência). Nestes casos, a recomendação é migrar para Thunderbird (que usa biblioteca própria para o SSL) ou usar o Webmail.

Inclusive vale destacar que usar software de mais de 10 ou 15 anos atrás não é nada seguro. É um risco para a própria empresa continuar usando um software tão antigo e obsoleto assim. Alem de ser prejudicial para nós (provedor).

Mas por fim, para tentar ajudar o sr cliente, caso tenha um link de internet com IP FIXO, entre em contato conosco informando o IP, que podemos criar uma liberação específica para esse IP para acessar os emails de forma não segura, temporariamente, até o sr conseguir atualizar seu micro para uma versão mais recente.

Att,
Specialist Linux Solutions

Esta entrada foi publicada em Informações. Adicione o link permanente aos seus favoritos.