Este site está em desenvolvimento.
No momento o mesmo pode conter informações incorretas ou incompletas, bem como erros de acentuação ou escrita.


Webmail, pop3 ou imap?

Muitos usuários tem dúvidas sobre qual é a melhor forma de acessar seu email, seja via Webmail ou via programa de email. E se for via programa de email, qual é a melhor forma, via POP3 ou via IMAP?

Tentaremos dar uma breve explicação sobre cada forma e suas vantagens e desvantagens. É claro que cada empresa tem suas regras e pode ter outras necessidades, caso ainda assim nao ficar claro, entre em contato conosco que com certeza poderemos ajudar na tomada de decisão.

Acesso via Webmail (via navegador de internet):

Você pode acessar seu e-mail rapidamente e em qualquer lugar, mesmo sem um programa de e-mails (como um Outlook, Thunderbird, etc) instalado. Basta acessar em seu navegador (Firefox, Chrome ou outro) o link https://seguromail.com.br ou http://webmail.seu_dominio.com.br (substitua o seu_dominio.com.br pelo endereço completo que vem após o @ em sua conta de e-mail).

Além do webmail, você pode querer configurar um programa de email em seu computador (como Outlook, Thunderbird, Mail), para ter mais agilidade e flexibilidade na leitura e escrita, sem depender do navegador de internet. Após instala-lo, você terá que escolher entre POP3 ou IMAP.

Acesso via POP3 (via programa de email):

Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas um local e/ou possuem internet de baixa velocidade.

O protocolo POP3 é um protocolo offline no qual o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e, após esse processo, finaliza a conexão. Esse protocolo tem acesso apenas à caixa de entrada, não sendo possível baixar ou visualizar nenhuma outra pasta de sua conta (demais pastas que aparecerão no webmail não terão vínculo com as demais pastas que aparecerão no seu programa).

Por padrão o acesso via POP baixa as mensagens sem deixar uma cópia no servidor, a menos que seja marcada a opção de manter cópia no servidor no momento da configuração.

Porem caso seu computador apresente problemas e você perca seu programa de email (devido à uma formatação/reinstação), todos os emails serão perdidos, sem chance de recuperá-los.

A vantagem porém é que nao existe limite de espaço para guardar os emails, uma vez que eles ficarão no seu computador apenas, podendo conter dezenas de GB de emails.

Recomendamos habilitar contas de e-mails em POP3 para usuários da empresa que não executam funções gerenciais. Assim, o Dep. de TI da empresa pode deixar os programas de email (Outlook/Thundbird/etc) com a senha já salva. Desta forma, o funcionário somente utilizará a caixa de e-mail da Empresa, quando estiver Fisicamente na Empresa. Isso gera Segurança Jurídica (uma vez que o funcionário não tem como alegar hora extra) e Segurança Digital (o funcionário não saberá a senha do e-mail, assim, não conseguirá abrir a caixa de e-mail em outra ocasião, como em computadores vulneráveis ou de terceiros).

Acesso via IMAP (via programa de email):

Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em mais de um local (escritorio, residencia, via celular, via webmail, etc), e precisa que os mesmo estejam sempre com os mesmos emails, mesmas pastas e o mesmo status (lido/não lido), ideal para quem tem internet de alta velocidade.

O protocolo IMAP é um protocolo online no qual o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o sincronismo das mensagens e, após esse processo, mantém a conexão para que alterações e mensagens novas sejam atualizadas quase que em tempo real.

Esse protocolo tem acesso a todas as pastas de sua conta (mesmo as que foram criadas manualmente por você) e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software.

Caso seu computador apresente problemas, nao se preocupe, todos seus emails, em todas suas pastas, estarão na núvem e ao reinstalar o programa de email novamente, todos os emails irão aparecer novamente, igual ao que estava antes do problema.

Porem, devido a sincronia, qualquer mensagem deletada por engano, será deletada de todos os programas em uso (celular, outlook, webmail, etc) e, ao mesmo tempo, todos os emails (em todas as pastas, incluindo a Lixeira, rascunhos, etc) irão ocupar espaço no servidor, ficando limitado ao tamanho de sua caixa postal*

* caso o tamanho for pequeno e desejar amplia-la, entre em contato conosco.

Recomendamos habilitar contas de e-mails em IMAP para usuários da empresa que executam funções gerenciais, como também para os que utilizam o E-mail em outros Dispositivos (como Smartphone e Tablets). Também é ideal para E-mails que são Operados por mais de uma pessoa (ao mesmo tempo), pois ele sincroniza todas as pastas, facilitando e proporcionando trabalho em Equipe (Se algum usuário responder o email, todos os outros usuários visualizarão que foi respondido).

Não encontrou o que procura? Entre em contato conosco!