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Campanha Anti SPAM

Como informado na página POSTMASTER, utilizamos uma lista negra mantida e administrada pela própria Specialist.

Blacklist powered by Specialist Linux Solutions
(Em breve disponilizaremos esta lista via RBL)

Em que situação é feito um bloqueio por IP?
Caso detectarmos recebimento de SPAM por um determinado IP, entramos em contato com o responsável pelo IP (via email, pela informação obtida pelo WHOIS) para análise do problema. Caso não seja a primeira vez e não tenhamos nenhuma resposta do responsável (ou mesmo quando o email de contato nao existe, retornando erro após o envio do email), o IP é colocado nessa lista negra.

Em que situação é feito o bloqueio do range de IP todo do cliente?
Situações como esta, de bloqueio de uma classe toda de IP, somente é feita em situações especiais. Quando o caso acima ocorrer várias vezes (tentamos entrar em contato com o responsável pelo IP mas nao obtermos resposta); e/ou quando a quantidade de SPAM é muito grande (seja por vários envios para o mesmo destinatário ou por uma grande quantidade de destinatários); e/ou quando são vários IPs do mesmo bloco (e que pelo WHOIS indique ser do mesmo cliente); entre outros fatores.

Em que situação é feito o bloqueio por domínio / remetente?
Por padrão, evitamos barrar um domínio propriamente dito (ou um determinado remetente), porém existem casos especiais onde nao temos outra saída a não ser efetuar esse tipo de bloqueio. Algumas empresas spammers usam conexão ADSL com IP Dinâmico, ou usam um servidor de terceiro para o envio do SPAM (cada vez utilizando um servidor diferente), com isso não nos deixa outra saída. Tentamos encontrar nesses spams algum ponto em comum, pode ser o “From” (remetente), “Return-Path” (remetente gerado pelo servidor de envio) ou outro dado por exemplo.

Existem outros tipos de bloqueios?
Sim, existem alguns bloqueios que levam em consideração o assunto da mensagem por exemplo. Um exemplo é emails com o assunto ILOVEYOU (típico de um vírus que no passado fez sucesso), entre outros (não colocamos essa lista nesta página pois 100% dela diz respeito a worns apenas).

Meu IP/Domínio está listado, como faço para retira-lo desta lista?
Entre em contato conosco pelo email Security Team Specialist(NÃO são aceitos outros tipos de contato, como telefone, carta, fax, etc), explicando o que pode ter ocorrido com seu IP ou Domínio, dizendo claramente que tomará providências sobre o caso, que novos incidentes reportados ao endereço de email do contato de ABUSE no WHOIS de seu IP/Domínio será respondido (e o spammer punido, caso o servidor pertença a um Provedor/Hosting) etc que podemos liberar normalmente. Não mande email “exigindo a liberação imediata”, você já está errado para começar, seja educado e siga os procedimentos aqui descritos.

Caso tenha alguma dúvida ou queira informações sobre um determinado bloqueio, entre em contato pelo e-mail Security Team Specialist