Você está em: Sobre

Sobre a Specialist

A Specialist Linux Solutions é uma empresa focada em soluções em Linux, marca esta em uso desde o final de 2004 pelos serviços prestados por Alexandre Fonseca, até então filiado a uma cooperativa de trabalho, hoje, proprietário da Specialist.

Fomos pioneiros na implementação do protocolo SPF (Sender Policy Framework) e a usar técnicas de reescrita do “from” nas mensagens redirecionadas (SRS – Sender Rewriting Scheme), algo extremamente crucial em um servidor de e-mail de uma empresa de Hosting, mas que vem sendo negligenciada por várias outras empresas. Usamos ambos (SPF e SRS) desde o final de 2005. Veja mais sobre o e-mail na página “Sobre o Anti-SPAM“.

Instalamos PHP5 em nossos servidores web logo que o mesmo se mostrou estável, muito antes dos concorrentes (entre 2004 e 2005). E já estamos nos preparando para dar suporte ao PHP6.

Desde o início de 2011 nossos servidores web estão em Pilha Dupla (Dual Stack), ou seja, operando tanto em IPv4 como em IPv6. Assim como nossos DNS autoritários podem ser alcançados em ambos os protocolos. Veja mais sobre o IPv6 na Specialist na página “IPv6

Em 2011 também, devido a problemas com o registro do domínio specialist.com.br na época em que o mesmo fora registrado (2001), que nos deixou engessado a um CNPJ inválido, alteramos para specialist.srv.br (ou seja, mudou de .com.br para .srv.br).

Início da Specialist

O nome foi “inventado” há muito tempo atrás (no ano 2000 para ser exato), quando estava começando a instalar Linux em ambiente de servidor propriamente dito (até então usava mais para brincar, como desktop ou servidor interno em minha rede, em casa). Ao sair da wstation em 2004, pensei em nomes que poderiam ser usados na nova empresa, entre eles apareceu o antigo Specialist que tinha até cadastrado domínio (em 2001) para testes. Como a intenção da empresa era (ainda é) focar em soluções em Linux para empresas e provedores de internet, o nome caía bem. Ficou sendo, assim, “Specialist Linux Solutions”.

Sobre o proprietário Sr. Alexandre C. Fonseca

– Contando com quase 19 anos de experiência (desde 1997) em ambiente Linux;
– Formado em 1999 como técnico em Processamento de Dados pela ETEVAV (Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti);
– Trabalhou no provedor de Internet no ZAZ (que posteriormente virou o Terra) na cidade de Jundiaí até 2002, começando como estágiário e depois indo para o Suporte Técnico;
– Realizou em 2004 diversos cursos na área como Firewall, Segurança em Redes, Medidas Contra-Ataques, Clusterização (Alta Disponibilidade/HA), LDAP e outros na extinta Alpha Quattro.
– Trabalhou na wstation soluções em internet até o final de 2004, na área de Desenvolvimento e Soluções em Linux;
– Entrou para a Cooperativa Coolabore (cooperativa de consultores e prestadores de serviços, em Jundiaí/SP) no início de 2005, quando passou a prestar serviços para diversas empresas, como autônomo;
– Participou do treinamento, de 4 horas, dos microprocessadores de 16 bits da microchip em 2007;
– Fez treinamento, de 3 dias, na Motorola, sobre Canopy, OFDM, HotZone Duo, etc em 2008;
– Participou do 3º PTT Fórum, 2 dias, do NIC.BR (referente à BGP, Segurança, Spam, etc) em 2009;
– Participou do treinamento, de uma semana, de IPv6 do NIC.BR, em 2010;
– Graduado em Engenheiro de Controle e Automação, em 2010, pela Faculdade Politécnica de Jundiaí (que posteriormente seria parte da Rede Anhanguera Educacional);
– Participou da Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil em 2011, realizado pelo nic.br, nos eventos 5º PTT Fórum (29 e 30/11/2011),  II Fórum Implementadores IPv6 (01/12/2011) e 32ª Reunião GTER – Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes em 02/12/2011. Infelizmente por problemas na agenda, o evento de 03/12/2001, 18ª Reunião GTS – Grupo de Trabalho em Segurança de Redes, foi acompanhado online apenas.
– Em fevereiro de 2012, abriu sua própria empresa, “A. C. Fonceca Serviços em Informática – ME”, devido a grande demanda de serviços e aumento na carteira de clientes, criando novas oportunidades de negócios, saindo de vez da Cooperativa em abril de 2012, onde estava filiado desde 2005;
– Participou remotamente (online) do VMWARE Forum 2012, em abril de 2012;
– Realizou o curso MTNA I e II (Mikrotik Network Associate I e II), na Entelco Telecom, em maio de 2012;
– Participou da II Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil em dezembro de 2012, realizado pelo nic.br, nos eventos 6º PTT FórumION Conference – Internet Society, IPv6 Fórum e 34ª Reunião GTER – Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes e 20ª Reunião GTS – Grupo de Trabalho em Segurança de Redes.
– Se tornou o diretor técnico da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí) em 2 de janeiro de 2013.
– Participou da Campus Party Brasil 2013
– Realizou um treinamento na Escola de Governo sobre Aspectos Jurídicos na Licitação (Lei 8666), Gestão e Planejamento Estratégico e Controle Interno
– Entrou no Grupo de Segurança da Informação, em maio de 2013, quando foi criado pela Prefeitura de Jundiaí, para tratar de questões de segurança e como melhora-la como um todo (desde a parte de TI como nos procedimentos internos entre funcionários).
– Participou do Google Atmosphere Maps e, na semana seguinte, da apresentação do Google APPs para Orgãos Governamentais – em São Paulo/2013
– Participou da III Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil em dezembro de 2013, realizado pelo nic.br, nos eventos 7º PTT Fórum, IPv6 Fórum e 36ª Reunião GTER – Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes e 22ª Reunião GTS – Grupo de Trabalho em Segurança de Redes.
– Realizou o curso de AirMAX – Ubiquiti, pela Entelco Telecom, em dezembro de 2013
– Participou do 16º Wireless Mundi, em Sao Paulo, em junho de 2014
– Participou do 38º Encontro Tele Síntese, em Brasília, em julho de 2014
– Participou do Data Center Infrastructure, em São Paulo, em agosto de 2014
– Participou do evento da Dell, de Data Protection em São Paulo, em setembro de 2014
– Participou da IV Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil em novembro de 2014, realizado pelo nic.br, nos eventos 8º PTT Fórum, IPv6 Fórum e 38ª Reunião GTER – Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes e 24ª Reunião GTS – Grupo de Trabalho em Segurança de Redes.
– Participou da palestra Plano de Recuperação de Desastres, da Dell, em dezembro de 2014
– Realizou o Treinamento, de uma semana, de Asterisk (PABX, SIP, IAX, etc) em Fevereiro de 2015, pela empresa Asteriks, a fim de começarmos a desenvolver soluções para empresa em VoIP.
– Entrou no Comite de Segurança da Informação, em maio de 2015, quando foi publicado a portaria criando o Comite, pela Prefeitura de Jundiaí, para tratar de questões de segurança e como melhora-la como um todo (desde a parte de TI como nos procedimentos internos entre funcionários). Este Comite deu lugar ao (extinto) Grupo de Segurança, que existia desde maio de 2013
– Tem orgulho de dizer que participou da equipe da Cijun, quando, em outubro de 2015, ganhamos o premio da Fundação Getúlio Vargas por estar entre as 200 maiores empresas de TI que operam no País e ser o destaque no seguimento serviços/governo em pequeno porte. Uma prova que pode ser feito muito com pouco (usando softwares livres, criando soluções internas on-demand, etc).
– Participou da V Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil em dezembro de 2015, realizado pelo nic.br
– Realizou treinamento em GPON para redes FTTx, na Furukawa (antiga AsGa), em junho de 2016, usando OLTs e diversos tipos de ONU da empresa, inclusive fechando as OLTs em Anel com o protocolo EAPS;
– Realizou treinamento em GPON para redes FTTx, na Michigan (de 3 dias), focado na solução da FiberHome, com o ANM2000 para gerencia-lo, etc, em novembro de 2016
– Participou da VI Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil em dezembro de 2016, realizado pelo nic.br

E está à disposição para quem deseja conhece-lo mais, no Facebook

A Specialist está também no Facebook e no Google Plus! Em breve colocaremos mais conteúdo, promoções, etc.

Áreas de Atuação

Com a Specialist, temos como principal foco desenvolver soluções para empresas e provedores usando servidores com Linux, devido a grande demanda das empresas em soluções open-source. Entre nossas metas estão à segurança e a confiabilidade nos sistemas instalados.

Instalamos, configuramos e prestamos manutenções em servidores Linux, com os mais variados serviços, como firewall, controle de banda, servidores de e-mails, web, DNS autoritários ou recursivos, controle de acesso, monitoramentos, roteamento (inclusive com BGP), radius e muitos outros.

Contamos ainda com soluções próprias para hospedagens de sites e e-mails, em servidores dedicados.

Possuímos também hospedagem de Team Speak 3 (TS3), devido à grande procura neste tipo de solução por parte de grupos de amigos e jogadores online (tínhamos hospedagem de TS2 também, sendo desativado em 2016 devido a baixa procura e migração dos clientes para o TS3).

Temos também soluções usando o Router OS da Mikrotik, ideal para provedores de internet ou empresas que precisem de um roteador mais sofisticado sem precisar pagar caro como em um cisco.

E desde o final do primeiro semestre de 2012, estamos trabalhando em ambiente corporativo com virtualização, através do VMware ESXi juntamente com o gerenciador vCenter. Veja nossas soluções envolvendo virtualizações.

Possuímos parcerias com algumas empresas que revendem nossos serviços e soluções, de servidores dedicados de email à hospedagens simples de sites por exemplo, como a Maxiweb, SP Brasil, G&R Soluções, Speedy Connection e Projecto Comunicação. Veja mais em “Revenda“.

Estrutura da Specialist

Nossos servidores são todos Dell em HDs espelhados (Raid) ligados a nobreaks APC. Nosso Data Center (localizado em Jundiaí/SP) possui ainda ar condicionado redundante e monitoramento de temperatura e umidade. Utilizamos parte da estrutura da Maxiweb, que nos oferece ainda um gerador a diesel que entra em funcionamento automaticamente em caso de falta de energia elétrica, de modo que nunca ficamos sem energia nos Servidores.

Usando links redundantes com a Internet via Rádio e via fibra óptica, com a CTBC (Algar Telecom) e com a Level3, bem como trocamos tráfego no PTT Metro de São Paulo, onde estão as maiores redes do Brasil. Desta forma conseguimos ótimas velocidades e latências para alcançar o brasil todo principalmente, o que são exigidos por alguns serviços como TS ou e-mails.

E ainda possuímos backup dos dados em outro local físico por precaução.

Por sermos uma empresa online apenas, nao possuímos escritório fixo, mas caso desejar enviar uma correspondência, envie para:

Av Henrique Andres, 98 – Centro – Jundiaí/SP – CEP 13.201-048, aos cuidados de Alexandre Fonseca

Caso desejar conversar pessoalmente com o proprietário, entre em contato antes através de um dos métodos (email, msn, tel ou formulário online) e agende o dia e a hora da visita com o mesmo.

Por que usar Linux?

Optei por Linux inicialmente por ser algo relativamente novo (em 1997 era difícil achar alguém que mexia de verdade com isso) devido a grandes promessas que o mesmo tinha. Além de ser gratuito, era muito parecido com Unix, Sistema Operacional que dominava em grandes servidores de e-mail ou web (como os encontrados em provedores de Internet por exemplo, na época) e que a cada dia mais e mais programadores ao redor do mundo estavam ajudando a sua melhoria, criando novos programas, novas funções e novas soluções.

Logo de início, ao notar sua grande capacidade, acabei por me envolver completamente nesse SO. Minha primeira instalação de Linux foi o Slackware 3.2. Penei bastante, é claro. Acabei comprando em Miami (eu não, pedi a uma prima minha que estava lá para comprar, no Brasil não se achava isso em lugar algum) a versão 3.6 em 1998 (na época não existia como baixar um ISO de 650 MB via Internet também, não se esqueçam disso devido às conexões discadas precárias da época, ainda mais pelo fato de não ser 1 CD e sim vários). Penei mais um pouco. Acabei usando por um tempo, a fim de testes, outras distribuições mais amigáveis como Conectiva (extinta) e Red Hat (que agora não é mais gratuita). Mas acabei voltando ao Slackware devido a sua grande estabilidade e confiabilidade. É difícil? Depende! É difícil em relação à que? Comparado a um RedHat ou semelhantes é claro que a falta de telas “amigáveis” dificultam um pouco (para quem ainda não conhece), mas depois, conforme você aprender a mexer, você acaba gostando mais do Slackware do que qualquer outra distribuição. Te garanto isso!

Hoje, com o Linux mundialmente difundido e com a Specialist cada vez mais aumentando sua carteira de clientes, fica claro que não errei a escolha.

E o mercado?

Algumas empresas têm medo de partir para uma solução open-source, baseado em uma pesquisa realizada recentemente, pois acreditam que em caso de problemas, a mesma não terá como “culpar” alguém (isso é usado inclusive como “marketing” de muitos concorrentes). Mas isso não é verdade. Quem prestou o serviço deve assumir responsabilidade pelo mesmo. Como qualquer outro serviço.

A Specialist assume integralmente a solução proposta ao cliente, em contrato assinado, de forma que quaisquer problemas que possam a vir ocorrer, será coberto pela Specialist (é claro que existem exceções como problemas físicos, envolvendo hardware por exemplo).

Outras já tiveram uma má experiência com o Linux por ter contratado “alguém” para cuidar de um determinado servidor ou serviço e na hora que apareceu algum problema, esse “alguém” desapareceu, deixando a empresa na mão. Ou pior, alguém fez um serviço, outro alguém reconfigurou, outro ainda tentou dar um suporte. Com isso temos um servidor completamente mal administrado e configurado, gerando problemas para o cliente sem que ninguém o assuma.

A Specialist tem conhecimento disso, sabemos que existem casos onde o responsável não soube lidar com o problema, seja por negligência ou mesmo por falta de conhecimento técnico. São estes profissionais que prostituem o mercado, com preços completamente fora do praticado pelo mercado, e ainda atrapalham significativamente a imagem do Linux diante dos responsáveis de TI das empresas, que ficam com receio de usar uma solução baseada em Linux.

Só podemos dizer que existem diversas empresas, não só a Specialist, que leva a sério o Linux, a prestação de serviço e a relação que temos com o sr Cliente.

Carteira de Clientes

O principal patrimônio da Specialist é sua carteira de clientes. Apresentamos as empresas abaixo como nossos principais clientes (entre outros) possuindo algum servidor Linux sendo administrado por nós. Caso sua empresa use soluções da Specialist e não se encontre abaixo, entre em contato para a incluirmos, caso assim o deseje!

– Maxiweb Internet Provider Ltda – www.maxiweb.com.br – Jundiaí/SP
Maior provedor de acesso da região, atendendo hoje milhares de usuários em várias dezenas de condomínios, contando com um parque instalado de mais de 25 servidores com os mais variados serviços como DNS Autoritários, DNS Recursivos, servidores de E-mail, Web, QoS, Controle de Banda, Radius, Sistemas de Autenticação, PPPoE Server, DHCP Server com Web Auth, Firewall e outros;

– Opto Science in Sight – www.opto.com.br – São Carlos/SP
Responsável entre outras atividades pelo desenvolvimento da câmara fotográfica do satélite sino-brasileiro CBERS, esta grande empresa do ramo óptico também tem seu sistema de servidores de e-mails, segurança e sigilo, considerando suas atividades inclusive na área militar, sob nossa responsabilidade na Specialist.

– SP Brasil Provedor Internet Ltda – www.spbrasil.com.br – São Paulo/SP
Empresa fundada em 1981, dedica-se à hospedagem de Sites especiais de altíssima responsabilidade;

– Suzuki Motos (J. Toledo da Amazônia) – www.suzukimotos.com.br – Jundiaí/SP
<breve texto descritivo>

– Fini Guloseimas (Sanchez Cano) – www.mundofini.com.br – Jundiaí/SP
<breve texto descritivo>

– Radio Cidade Jundiaí – www.cidadeam.com – Jundiaí/SP
<breve texto descritivo>

– Rosa Massoti Turismo e Intercâmbio – www.rosamassoti.com.br – Jundiaí/SP
Localizada no centro de Jundiaí, interior paulista, a agência com mais de 20 anos de atuação é referência em Turismo na região. A empresa gerencia grupos de intercâmbio para cursos no exterior, viagens de lazer, corporativas, cruzeiros, ecoturismo, viagens de incentivo e eventos, através de soluções personalizadas para cada cliente. Sua rede corporativa está atras de servidores de Controle de Acesso e Firewalls da Specialist, bem como seus e-mails estão hospedados em nossos servidores no DC da Specialist.

– Bioclinica (Lab. de Análises Clínicas) – www.laboratoriobioclinica.com.br – Jundiaí/SP
<breve texto descritivo>

– Summa Polímeros Ltda – www.summapolimeros.com.br – Jundiaí/SP
<breve texto descritivo>

– Industrias Tosi – www.industriastosi.com.br – Cabreuva/SP
<breve texto descritivo>

– Toleman Seguros – www.tolemanseguros.com.br – Jundiaí/SP
<breve texto descritivo>

Abaixo, alguns outros clientes que usam soluções da Specialist mas são clientes de alguma de nossas parceiras e revendas, as quais contrataram conosco as soluções, em modalidades diferenciadas para elas pelo volume das revendas.

– Plastamp – www.plastamp.com.br – Jundiaí/SP, Itupeva/SP e Recife/PE
<breve texto descritivo>

– RXZ Invest (RMCR Assessoria) – www.rxzinvest.com.br – São Paulo/SP
<breve texto descritivo>

– Asbrasil – www.asbrasil.com.br – São Bernardo do Campo/SP
<breve texto descritivo>

– Rommanel – www.rommanel.com.br – Campinas/SP (e em várias outras cidades)
<breve texto descritivo>

E abaixo alguns exemplos de clientes de Hospedagens (não citamos todos por serem centenas), alguns são sites bem conhecidos, todos eles estão hospedados em Servidores da Specialist.

www.adcomunicacao.com.br -> Site da AD – Ana Davini Comunicação & Marketing;
www.averdadesufocada.com -> Polêmico Site que conta “A história que a esquerda não quer que o Brasil conheça”;
www.busanelliadvogados.com.br -> Site da Martins & Busanelli, Advocacia;
www.candieiro.com.br -> Site da Móveis Candieiro;
www.danchamb.com.br -> Site da Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira;
www.fluidbrasil.com.br -> Site da Fluid Brasil Sistemas e Tecnologia LTDA;
www.jundiai.com.br -> Site não oficial da cidade de Jundiaí/SP;
www.maxiweb.com.br -> Site do provedor de internet Maxiweb;
www.rosamassoti.com.br -> Site da agência de viagens Rosa Massoti;
www.taniaoliveira.com.br -> Site oficial da ex-paniquete Tânia Oliveira;
E centenas de muitos outros;

Caso V.Sas. assim o desejem, terei prazer em colocá-los em contato com alguns de nossos clientes que poderão recomendar nossos serviços.

Não encontrou o que procura? Entre em contato conosco!