Você está em: Suporte  -> Suporte Técnico  -> Sobre domínios acentuados

Sobre Domínios com caracteres acentuados

Desde 9 de maio de 2005, o registro.br permite o cadastro de domínios com acentuação e cedilha.

Exemplo: www.épromoção.com.br

Tentarei explicar brevemente alguns itens importantes sobre o caso, que andam passando desapercebido por muitos.

– Já tenho um domínio sem acento e/ou cedilha. O sistema irá convertê-lo automaticamente para a versão acentuada?
Não. O usuário que quiser utilizar o domínio com acento e/ou cedilha deverá registrá-lo tanto no registro.br como em seu Hosting. Caso seu site (com o domínio sem acentos) já esteja hospedado na Specialist, NÃO cobraremos taxa extra alguma para a liberação de seu domínio com acentos (deixando ambas as versões operacionais, sendo a versão acentuada como Apelido/Redirect para a outra). Porem o registro.br irá cobrar a taxa de anuidade normalmente, pois o domínio acentuado será tratado como um novo domínio qualquer.

– Possuo um domínio sem acento e/ou cedilha. Outra entidade poderá registrar o domínio equivalente com acento e/ou cedilha?
Não. O domínio com acento e/ou cedilha só poderá ser registrado pela mesma entidade que possui o domínio equivalente sem acento e/ou cedilha.

– Haverá algum custo para um novo registro com acento e/ou cedilha, mesmo para quem já possui um domínio equivalente sem acento e/ou cedilha?
Como informado na primeira questão, para a Specialist não haverá custo algum, estamos oferecendo gratuitamente essa solução aos clientes que já tem o domínio sem acentos hospedados conosco (ou para os que vierem a ter). Mas para o registro.br, será cobrado normalmente.

– Posso utilizar um e-mail com acento e/ou cedilha como joão@algumacoisa.com.br?
NÃO! O suporte aos acentos e cedilha diz respeito ao domínio apenas (o que vem depois do arroba). O nome antes do arroba, comumentemente chamado de username, não pode conter acentos ou cedilha. Com isso joão@qualquer.com.br é inválido mas joao@épromoção.com.br é possível.

– Quais são os caracteres que podem ser acentuados?
Todas as vogais e o cedilha, de acordo com as normas da Língua Portuguesa: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç

– Quando é recomendável registrar um domínio com acento e/ou cedilha?
Existem duas situações em que seria recomendável o registro de domínios acentuados.
Primeira: em casos em que a falta do acento altera o significado ou confere conotação pejorativa ao nome do domínio.
Segunda: pode ser interessante registrar domínios com e sem acento com o objetivo de redirecioná-los para um único endereço na intenção de atrair o público alvo. Muitas empresas registram nomes de domínios com e sem hífen com o mesmo intuito. Entretanto nenhuma empresa é obrigada ou impelida a registrar as duas versões do domínio pois o registro de uma delas garante que nenhuma outra entidade á registrar a outra versão (como informado acima).

– Quais são os navegadores/browsers que suportam domínios com acentos e cedilhas?
Atualmente, as aplicações que já possuem essa tecnologia são:
Grupo Mozilla (Firefox e Thunderbird)
Opera
Internet Explorer 8.0 ou superiores

NOTA: Internet Explorer 7.0 (ou inferior) e Outlook Express (ainda utilizado atualmente) NÃO suportam acentuação no domínio, por padrão!

Não encontrou o que procura? Entre em contato conosco!