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Campanha Anti SPAM

Esta página do site fornece informações para profissionais da tecnologia da informação que administram sistemas e servidores que trocam emails com algum servidor powered by Specialist Linux Solutions (embora muitas dicas e regras aqui contidas valem para outros provedores e hostings “politicamentes corretos” também, como Hotmail, Yahoo, Terra e muitos outros). No entanto, o conteúdo destas páginas não tem como objetivo fornecer suporte abrangente a usuários finais. Se você for um usuário e precisar de suporte, visite a página “Suporte” ou entre em contato com seu suporte técnico caso nao for um cliente da Specialist.

-> Veja lista negra (blacklist) da própria Specialist
-> Caso esteja com problemas de roteamento, veja a página “NOC
-> Para ter conhecimento do sistema Anti-SPAM, veja a página “Sobre o Anti-SPAM
-> Para ter conhecimento de nossa política Anti-SPAM, veja a página “Política Anti-SPAM

1) verifique se o IP de seu servidor de email, possui DNS Reverso configurado, bem como o nome do reverso aponta de volta ao IP do servidor. É comum erros deste tipo, o qual implica em sérios problemas para a entrega das mensagens em muitos provedores. Um bom teste para validar seu reverso é usar a ferramenta do Terra em http://www.terra.com.br/postmaster/

2) verifique se seu IP não está barrados em blacklists em http://www.mxtoolbox.com/blacklists.aspx (uma ferramenta da MX Toolbox que consulta em dezenas de blacklists no mundo todo).

3) Para a entrega de mensagens em servidores administrados pela própria Specialist, utilizamos ainda uma lista negra própria. Consulte-a!.

4) Verifique se seu domínio possui SPF cadastrado no DNS, se nao possui, é uma boa configurá-lo (veja mais em http://www.openspf.org/) e caso já possua, veja se você mesmo não está infringindo as regras do mesmo (muitos tem o DNS e o Site hospedado em um provedor X, que configura o SPF por padrão no seu domínio, de modo que apenas os servidores deste provedor possa enviar emails com ele, porém o mesmo está usando um servidor próprio de email, localizado normalmente dentro da própria empresa, porem o administrador esquece ou não sabe que precisa atualizar a entrada SPF no DNS colocando o IP deste servidor).

5) Tenha certeza de que está usando a última versão de todos os softwares usados no servidor de email, diminuindo as chances de algum bug do mesmo estar afetando a entrega.

6) Veja se o relay está fechado (isso é extremamente importante). Apenas usuários do servidor devem poder enviar emails para fora utilizando-se do server para o relay, esse controle pode ser feito por IP, autenticaçao no SMTP (o mais comum e viável) ou por pop-before-smtp. Caso seu servidor esteja com open relay, é provavel que o IP do mesmo está listado em diversas listas negras, gerando problemas para entrega de email em provedores / hostings com o mínimo de antispam instalado.

7) existem várias outras coisas que posso citar ainda, em especial coloquei as mais importantes (ou as que eu lembrei). Com o passar dos dias eu vou preenchendo essa página melhor, tentando ajudar quem possa estar tendo problemas. Em especial, veja e reveja os links abaixo até ter certeza de que está tudo em ordem com seu IP/Server.

Resumo / Alguns links úteis:

– Verificação de DNS Reverso e demais itens requeridos para entrega de mensagens na grande maioria dos provedores e Hostings: http://www.terra.com.br/postmaster
– Verificação completa de sua Tabela de DNS: http://www.dnsreport.com ou http://www.ipok.com.br
– Verificação se é possivel alcançar seus servidores de DNS e a Rota de DNS efetuada: http://www.squish.net/dnscheck/
– Verificação se seu servidor de email está com Open Relay: http://www.abuse.net/relay.html
– Verificação se seu IP está listado em alguma blacklist: http://www.mxtoolbox.com/blacklists.aspx (em especial veja as Listas do SPAMCOP e as duas do SPAMHAUS, XBL e SBL) Bem como veja a lista da própria Specialist, como informado acima.
– Crie a entrada SPF em seu DNS corretamente, a cada dia que passa, a tendência a barrar emails vindo de dominios sem SPF algum aumenta consideravelmente.
– Estude sobre o uso de DomainKeys, Sender ID e outras formas que garantir a legitimidade de seus emails.

Algumas páginas de auxilio de outros provedores / hostings

Terra: http://www.terra.com.br/postmaster
AOL: http://postmaster.aol.com
Yahoo: http://antispam.yahoo.com
MSN/Hotmail: http://postmaster.msn.com
Microsoft (hotmail): https://postmaster.live.com/snds (auto-monitoramento)
Lista Negra da Specialist: //www.specialist.srv.br/blacklist

Caso tenha alguma dúvida ainda, entre em contato
pelo email em Security Team Specialist