PageSpeed – Acelerador de Sites

Srs Clientes,

Estamos com o módulo PageSpeed em nossos servidores Web, a fim de acelerar o conteúdo entregue aos visitantes dos sites (hospedados conosco).

Ele faz isso através de vários algoritmos, como o de comprimir o html, juntar scripts .js e .css e compacta-los (removendo tabulações, espaços, etc) e até mesmo recomprimindo as imagens que ele considerar “pesadas” para uma visualização “rápida” na internet.

Por padrão, ele está ativado para TODOS nossos clientes.

Apesar da tecnologia estar amplamente difundida pelo Google PageSpeed Insights e haver milhões de usuários adeptos à ela, infelizmente ela pode quebrar alguns sites, dependendo do seu conteúdo dinâmico.

Exemplos que já detectamos: Alguns sites com wordpress usam plugins que alteram via scripts de tempo a imagem de uma página (como um banner na capa), alterando e alternando-a entre várias imagens, com o pagespeed ativado, ele pode comprimir a imagem e alterar o nome da mesma no html renderizado, quebrando a funcionalidade do script. Assim como pode ocorrer quebra em alguns .css. Outros casos que já vimos foram em clientes com Joomla com dificuldade para salvar/editar alguma página, dentro da parte administrativa do mesmo, por algum erro de sessão/controle que ele o faz via scripts.

Outro exemplo seria um site que você colocou propositalmente uma imagem em alta resolução para o visitante fazer download, e o módulo de aceleramento pode recomprimir e deixa-la em baixa resolução, achando que se trata de uma imagem para visualização na web apenas.

Se este for seu caso, ou se seu site ficar deformado ou tenha algum sintoma “estranho” como estes relatados acima, tente desativar o módulo. Para isso, crie dentro do public_html o arquivo .htaccess (começa com um ponto mesmo), ou edite o atual, se houver, e adicione no início do mesmo:

ModPageSpeed off

Como ativamos agora o módulo, a Specialist já validou os centenas de sites hospedados conosco e cerca de 1% apresentou anomalias, nestes casos já inserimos este comando para desativar o módulo.

Recomendamos inclusive a estes clientes a verificarem com o webmaster o por que dos problemas e se é possível resolver, melhorando para a navegação do mesmo.

Caso tenha dúvidas quanto à este procedimento, basta nos contactar.

Att,
Specialist Linux Solutions

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Estatísticas de acessos e mais…

Srs,

As estatísticas de acessos ao seu site (que ficam dentro de www.seusite.com.br/stats) agora são atualizadas de hora em hora. Até entao rodava de madrugada apenas, referente ao dia anterior.

Assim como as duas soluções mais utilizadas para estatísticas de acesso (webalizer e awstats) foram atualizadas e personalizadas com vários plugins, de forma a gerar relatórios com completos.

E como estamos com certificados SSL válidos em todos os sites, todos os acessos ao /stats agora será redirecionado automaticamente para o https, a fim de manter segura a conexão.

Caso nao lembre sua senha, basta nos procurar.

Att,

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Acesso HTTPS (SSL) grátis!

Srs,

Usando a solução da letsencrypt.org (onde os gigantes da internet como google, mozilla, akamai, facebook e outros, estão investindo e patrocinando o projeto, focando em uma internet mais segura), estamos oferecendo certificados válidos SSL para TODOS OS NOSSOS CLIENTES em seus sites.

Se seu site já está hospedado conosco, tente acessar por https:// ao invés de http:// e verá que o mesmo já conta com um certificado válido, ou seja, não aparecerá mais nenhum alerta do navegador como ocorria antes quando tínhamos certificados auto-assinados.

Enquanto o concorrente cobra $$$ por um certificado (e muitas vezes obrigam a comprar um ip dedicado), nós oferecemos gratuitamente.

Nota: caso desejar, seu webmaster pode configurar um redirecionamento de http para https automaticamente para que todos os acessos ao site sejam seguros.

Exemplo (este exemplo atende mais de 90% dos sites, os outros 10% normalmente precisa ativar alguma opção para SSL/https dentro do painel do framework em uso):

Crie dentro do public_html o arquivo .htaccess (começa com um ponto mesmo), ou edite o atual se houver, e adicione no início do mesmo:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} !=on
RewriteRule ^ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]

Caso tenha dúvidas quanto à este procedimento, basta nos contactar.

Att,

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PHP 5.6, 7.0 e 7.1

Srs,

Neste final de semana (16 e 17 de setembro de 2017), alteramos as versões do PHP para a 5.6.x (alguns clientes ainda usavam a 5.5.x até então). E temos disponível os PHP  7.0.x  e 7.1.x.

Caso desejar alterar a versão de 5.6.x para 7.x.x, basta abrir um chamado no suporte.

Lembrando da importância de manter seu site atualizado, seja usando WordPress, Joomla, Drupal, ou qualquer outro framework.

Att,

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Manutenção Geral (maio/17)

Srs clientes,

Na madrugada do dia 10 de maio (quarta feira), estaremos realizando uma manutenção no Data Center que irá deixar todos os serviços fora do ar momentaneamente (email, site, dns, TS3, etc).

A previsão é de começarmos as 2:00 e terminar até as 4:00, horário de menor tráfego/uso, portanto, menor impacto aos srs clientes.

Essa migração é a primeira etapa de duas, que visa ampliarmos nossa capacidade. A segunda manutenção será mais rápida e assim que tivermos a data, publicaremos aqui.

Editado: Foi preciso realizar outras manutenções, no final da noite do dia 11 e ao longo da madrugada do dia 12. Seria realizado uma outra na madrugada do dia 15 (entre domingo e segunda feira) mas tivemos que adiar. Assim que tivermos nova data, publicaremos aqui.

Editado2: A segunda etapa será transparente aos clientes, por isso nao publicamos aqui.

Contamos com sua compreensão,
Alexandre F.

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Problemas no Webmail

Srs clientes,

No dia de hoje, 20 de março, perto das 7:30 da manha, nosso webmail e o PDC (painel de controle) ficaram fora do ar devido à problemas de hardware no servidor.

Estamos correndo para solucionar o mais rápido possível.

Os emails no celular ou outlook/thunderbird (ou quem acessa via imap/pop3/smtp) continuam funcionando normalmente, apenas o webmail foi afetado.

Nossa previsão é estar tudo de volta até o final do dia de hoje.

Pedimos desculpas pelo imprevisto e iremos reprojetar a solução novamente para que isso nao ocorra mais.

EDITADO: O webmail voltou a funcionar corretamente neste mesmo dia perto das 16h. O PDC (painel de controle), retornou as 20h. Nenhuma informação foi perdida, uma vez que os storages e demais servidores ficaram intactos, apenas foi afetado o servidor onde rodava o webmail e PDC.

Att,
Alexandre Fonceca

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Emails fora do País

Srs Clientes,

Nossos clientes quando viajam para fora do Brasil andam reclamando que os emails em seu notebook (usando outlook ou outro programa), ou mesmo no celular, não funcionam.

Queremos informar que não existe NENHUM tipo de bloqueio de nossa parte, porém alguns provedores bloqueiam os acessos aos emails de servidores do brasil por segurança (para combater spammers), já que o brasil, infelizmente, está na lista dos “maiores fazedores de spam” e estes provedores nao querem ter dor de cabeça com isso e acabam bloqueando o acesso aos emails brasileiros.

O bloqueio pode ser tanto no provedor (da internet em uso lá) como no próprio Hotel que o cliente estiver.

O que nós temos conhecimento é:

Argentina, Chile e Bolívia = desconheço qualquer tipo de bloqueio
Estados Unidos e Canada = é raro ter algum bloqueio
Paraguai = muitos bloqueiam
Europa (frança, itália, etc) = praticamente todos bloqueiam
China = todos bloqueiam, inclusive com soluções via VPN

Demais países = não temos conhecimento

Emails do gmail, yahoo, hotmail ou outros “grandões”, nao sao afetados pois sao emails mundiais, com servidores locais em praticamente todos os continentes e na maioras dos paises. Mas emails hospedados no brasil, seja na Specialist (ou outro) SERAO bloqueados pois o IP do servidor é brasileiro. Note que tem hostings brasileiros (site .com.br) mas que NAO ficam no brasil na verdade, que hospedam em servidores em datacenters nos USA ou outro país, estes escapam dos bloqueios por nao possuirem IP “brasileiro”.

As alternativas recomendadas para os usuário são:

Alternativa número 1: Usar webmail. Como é na web, nao tem bloqueio algum. Esta é a solução mais recomendada e funcional. Recomendados inclusive que o sr cliente use a versão segura do mesmo, iniciando com o https (s de seguro), ou seja, https://webmail.specialist.srv.br (no alerta de segurança que vai aparecer, confirme/aceite).

Mas há quem nao goste de usar webmail e queira usar o outlook (ou outro programa), seja qual for o programa, o problema é o mesmo (portas de emails como 110, 143, etc bloqueadas com destino à IPs do brasil). Neste caso, veja a segunda alternativa abaixo.

Alternativa número 2: Pode-se TENTAR ativar o SSL/TLS nas conexoes, o que muda a porta 143 (do imap) para 993. Ou no caso do POP3, de 110 para 995. O smtp, mesmo ativando ssl/tls, a porta deve ser mantida na mesma, 587.

(ao ativar ssl/tls, seu programa de email vai lhe informar que o certificado digital não é válido ou nao contem assinatura, basta ignorar e continuar, aceitando-o)

Em algumas situações, isso pode resolver. Porem em algumas delas, você pode ter problemas para enviar emails (você passa a receber normalmente, mas nao consegue enviar).

Se isso ocorrer, edite a configuração e mude a porta do SMTP de 587 para 5587 (alternativa número 2.1). E veja se funciona, mantendo as demais confs iguais.

Se funcionar, ótimo. Se nao funcionar, é por que o bloqueio do provedor/hotel é mais rigoroso/amplo, daí só lhe resta a terceira alternativa abaixo.

NOTA: para a alternativa 2 e 2.1, se for no windows e o cliente usar antivirus AVG ou Mcafee (pode ter outro, mas nao temos conhecimento), é necessário editar a conf dele e atualizar a porta do smtp dentro dele também (ou deletar a conf que depois ele popula de acordo com a conf do programa), senao mesmo mudando no oulook o AV continua forçando a 587 pois ele intercepta a conexao e muda a porta destino.

Alternativa número 3: Esta é garantida que funciona 100%, porem precisa ser feita com antecedência, pelo técnico de sua empresa.

Solicite à Specialist uma chave de VPN. Iremos enviar ao seu técnico a chave e as intruções de como instalar. O mesmo instalará em seu notebook ou celular e antes de você abrir o outlook (ou outro programa), basta abrir a VPN e se conectar.

Com a VPN, todo o tráfego de email (com destino aos servidores da Specialist) serão canalizados pelo túnel da VPN, nao sendo bloqueado por nenhum tipo de bloqueio, seja do Hotel ou do Provedor da Internet em uso.

A única exceção é para clientes que forem na China, lá a própria VPN pode nao funcionar, devido às restrições extremas impostas pelo governo chines.

Nota: A VPN, baseada na solução OpenVPN, está disponível para computadores com Windows XP em diante, iMac, Linux e celulares com Android ou iOS.

Atenciosamente,
Specialist Linux Solutions

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Fim do TS2

Srs Clientes,

Considerando que todos os clientes que usavam TS2 foram migrados para o TS3;

Considerando que os que não migraram, acabaram por fim cancelar o serviço de TS2;

Considerando que não tivemos mais nenhuma procura por TS2 nos últimos 12 meses;

Considerando que o TS3 está amplamento divulgado e em uso pelo mundo todo, já a anos, com muito mais opções e recursos que seu antigo TS2;

Considerando que mesmo sem cliente, temos que pagar as taxas de licença mensal dele, além de gastar com o servidor;

Optamos desta forma por cancelar nossos serviços de hospedagem de TS2, saindo de nosso pool de soluções.

Em caso de dúvidas, basta nos contactar.

Att,
Specialist Linux Solutions

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Novo PHP 5.5.x padrão

Srs Clientes,

Até este momento (dezembro de 2015), nossos servidores web suportam as versões de php 5.3.x, 5.4.x e 5.5.x, sendo o 5.3.x o padrão no momento do cadastro (onde o cliente pode mudar via configuração, se assim o desejar).

Devido às alterações no mesmo e a falta de suporte a mais de um ano nesta versão e o fim de suporte na versão 5.4.x também, estaremos desativando as versões 5.3.x e 5.4.x totalmente, deixando padrão para todos a 5.5.x e com o opcional de usar o 5.6.x, para desenvolvimentos/testes.

A alteração está prevista para dia 13/12/2015.

Por padrão, a alteração é transparente ao cliente, porem todos devem se atentar que se estiver usando uma solução desatualizada*, será necessário atualizar, podendo ficar fora do ar ou sofrer instabilidades/erros aleatórios se mantiver desatualizado*.

* Lembrando que o uso de sistemas “prontos” como wordpress, joomla, phpbb, drupal, oscommerce, prestashop, ip board, etc, é obrigatório, por força de contrato com a Specialist, o sr cliente manter o mesmo atualizado, incluindo seus plugins e temas e seguir as boas práticas de segurança (na parte de permissões, configurações, etc), a fim de evitar problemas de invasão e ataques contra o servidor, podendo ter sua conta bloqueada ou cancelada caso não o fizer.

Em caso de dúvidas, basta nos contactar.

Att,
Specialist Linux Solutions

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Alterações nos Boletos

Srs clientes,

A fim de atender algumas exigências bancárias, bem como de solicitações de alguns clientes, a partir de novembro de 2015, os boletos bancários emitidos pela Specialist passarão a ser registrados. Com isso teremos algumas melhorias e mudanças em procedimentos:

– Em caso de não quitação, até a data de vencimento, o sr cliente mesmo poderá gerar a segunda via do boleto pelo próprio site do Santander, indo na opção “Resolva Online” (já na página de entrada/capa do portal) e depois entrando na opção “Boleto Vencido”. Ou clique aqui para ir direto.

Basta daí preencher os campos com a numeração (código de barras) do seu boleto vencido, que ele dará a opção de imprimir com a data do dia corrente, já com a multa/juros calculado.

Atenção ao digitar o captcha (a imagem com as letras e números), é comum confundir letras maiúsculas de minúsculas ou a letra O com o número 0 ou ainda a letra I (“i” maiúsculo) da letra l (“L” minúsculo) entre outros.

– Os boletos, após 24h de sua geração, passarão a constar em seu DDA (Débito Direto Automático), caso o utilize;

– As datas de vencimento dos boletos, após emitidos, não poderão sofrer alterações, sendo considerado pagamento em atraso caso for solicitado prorrogação na data. Naturalmente, todos os cliente podem rever a data de vencimento e solicitar, no mês anterior, alteração na data, se for o caso.

– NAO SERÃO mais aceitos pagamentos via depósito em conta após ser emitido o boleto. Então, quando o mesmo encontra-se vencido, será necessário gerar a segunda via atualizada do mesmo e pagar via boleto. Quem fizer pagamento via depósito/transferência, faremos o estorno (transferindo de volta ao cliente o pagamento e continuaremos aguardando o pagamento pelo boleto). Todos os clientes podem mudar a forma de pagamento de boleto para depósito ou transferência em conta (no Santander), passando a vigorar somente na próxima cobrança e não na atual, já emitida.

Qualquer dúvida ou comentários, sintam-se livres em me contactar.

Atenciosamente,
Alexandre Fonseca

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