Acesso HTTPS (SSL) grátis!

Srs,

Usando a solução da letsencrypt.org (onde os gigantes da internet como google, mozilla, akamai, facebook e outros, estão investindo e patrocinando o projeto, focando em uma internet mais segura), estamos oferecendo certificados válidos SSL para TODOS OS NOSSOS CLIENTES em seus sites.

Se seu site já está hospedado conosco, tente acessar por https:// ao invés de http:// e verá que o mesmo já conta com um certificado válido, ou seja, não aparecerá mais nenhum alerta do navegador como ocorria antes quando tínhamos certificados auto-assinados.

Enquanto o concorrente cobra $$$ por um certificado (e muitas vezes obrigam a comprar um ip dedicado), nós oferecemos gratuitamente.

Nota: caso desejar, seu webmaster pode configurar um redirecionamento de http para https automaticamente para que todos os acessos ao site sejam seguros.

Exemplo (este exemplo atende mais de 90% dos sites, os outros 10% normalmente precisa ativar alguma opção para SSL/https dentro do painel do framework em uso):

Crie dentro do public_html o arquivo .htaccess (começa com um ponto mesmo), ou edite o atual se houver, e adicione no início do mesmo:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} !=on
RewriteRule ^ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]

Caso tenha dúvidas quanto à este procedimento, basta nos contactar.

Att,

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PHP 5.6, 7.0 e 7.1

Srs,

Neste final de semana (16 e 17 de setembro de 2017), alteramos as versões do PHP para a 5.6.x (alguns clientes ainda usavam a 5.5.x até então). E temos disponível os PHP  7.0.x  e 7.1.x.

Caso desejar alterar a versão de 5.6.x para 7.x.x, basta abrir um chamado no suporte.

Lembrando da importância de manter seu site atualizado, seja usando WordPress, Joomla, Drupal, ou qualquer outro framework.

Att,

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Manutenção Geral (maio/17)

Srs clientes,

Na madrugada do dia 10 de maio (quarta feira), estaremos realizando uma manutenção no Data Center que irá deixar todos os serviços fora do ar momentaneamente (email, site, dns, TS3, etc).

A previsão é de começarmos as 2:00 e terminar até as 4:00, horário de menor tráfego/uso, portanto, menor impacto aos srs clientes.

Essa migração é a primeira etapa de duas, que visa ampliarmos nossa capacidade. A segunda manutenção será mais rápida e assim que tivermos a data, publicaremos aqui.

Editado: Foi preciso realizar outras manutenções, no final da noite do dia 11 e ao longo da madrugada do dia 12. Seria realizado uma outra na madrugada do dia 15 (entre domingo e segunda feira) mas tivemos que adiar. Assim que tivermos nova data, publicaremos aqui.

Editado2: A segunda etapa será transparente aos clientes, por isso nao publicamos aqui.

Contamos com sua compreensão,
Alexandre F.

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Problemas no Webmail

Srs clientes,

No dia de hoje, 20 de março, perto das 7:30 da manha, nosso webmail e o PDC (painel de controle) ficaram fora do ar devido à problemas de hardware no servidor.

Estamos correndo para solucionar o mais rápido possível.

Os emails no celular ou outlook/thunderbird (ou quem acessa via imap/pop3/smtp) continuam funcionando normalmente, apenas o webmail foi afetado.

Nossa previsão é estar tudo de volta até o final do dia de hoje.

Pedimos desculpas pelo imprevisto e iremos reprojetar a solução novamente para que isso nao ocorra mais.

EDITADO: O webmail voltou a funcionar corretamente neste mesmo dia perto das 16h. O PDC (painel de controle), retornou as 20h. Nenhuma informação foi perdida, uma vez que os storages e demais servidores ficaram intactos, apenas foi afetado o servidor onde rodava o webmail e PDC.

Att,
Alexandre Fonceca

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Emails fora do País

Srs Clientes,

Nossos clientes quando viajam para fora do Brasil andam reclamando que os emails em seu notebook (usando outlook ou outro programa), ou mesmo no celular, não funcionam.

Queremos informar que não existe NENHUM tipo de bloqueio de nossa parte, porém alguns provedores bloqueiam os acessos aos emails de servidores do brasil por segurança (para combater spammers), já que o brasil, infelizmente, está na lista dos “maiores fazedores de spam” e estes provedores nao querem ter dor de cabeça com isso e acabam bloqueando o acesso aos emails brasileiros.

O bloqueio pode ser tanto no provedor (da internet em uso lá) como no próprio Hotel que o cliente estiver.

O que nós temos conhecimento é:

Argentina, Chile e Bolívia = desconheço qualquer tipo de bloqueio
Estados Unidos e Canada = é raro ter algum bloqueio
Paraguai = muitos bloqueiam
Europa (frança, itália, etc) = praticamente todos bloqueiam
China = todos bloqueiam, inclusive com soluções via VPN

Demais países = não temos conhecimento

Emails do gmail, yahoo, hotmail ou outros “grandões”, nao sao afetados pois sao emails mundiais, com servidores locais em praticamente todos os continentes e na maioras dos paises. Mas emails hospedados no brasil, seja na Specialist (ou outro) SERAO bloqueados pois o IP do servidor é brasileiro. Note que tem hostings brasileiros (site .com.br) mas que NAO ficam no brasil na verdade, que hospedam em servidores em datacenters nos USA ou outro país, estes escapam dos bloqueios por nao possuirem IP “brasileiro”.

As alternativas recomendadas para os usuário são:

Alternativa número 1: Usar webmail. Como é na web, nao tem bloqueio algum. Esta é a solução mais recomendada e funcional. Recomendados inclusive que o sr cliente use a versão segura do mesmo, iniciando com o https (s de seguro), ou seja, https://webmail.specialist.srv.br (no alerta de segurança que vai aparecer, confirme/aceite).

Mas há quem nao goste de usar webmail e queira usar o outlook (ou outro programa), seja qual for o programa, o problema é o mesmo (portas de emails como 110, 143, etc bloqueadas com destino à IPs do brasil). Neste caso, veja a segunda alternativa abaixo.

Alternativa número 2: Pode-se TENTAR ativar o SSL/TLS nas conexoes, o que muda a porta 143 (do imap) para 993. Ou no caso do POP3, de 110 para 995. O smtp, mesmo ativando ssl/tls, a porta deve ser mantida na mesma, 587.

(ao ativar ssl/tls, seu programa de email vai lhe informar que o certificado digital não é válido ou nao contem assinatura, basta ignorar e continuar, aceitando-o)

Em algumas situações, isso pode resolver. Porem em algumas delas, você pode ter problemas para enviar emails (você passa a receber normalmente, mas nao consegue enviar).

Se isso ocorrer, edite a configuração e mude a porta do SMTP de 587 para 5587 (alternativa número 2.1). E veja se funciona, mantendo as demais confs iguais.

Se funcionar, ótimo. Se nao funcionar, é por que o bloqueio do provedor/hotel é mais rigoroso/amplo, daí só lhe resta a terceira alternativa abaixo.

NOTA: para a alternativa 2 e 2.1, se for no windows e o cliente usar antivirus AVG ou Mcafee (pode ter outro, mas nao temos conhecimento), é necessário editar a conf dele e atualizar a porta do smtp dentro dele também (ou deletar a conf que depois ele popula de acordo com a conf do programa), senao mesmo mudando no oulook o AV continua forçando a 587 pois ele intercepta a conexao e muda a porta destino.

Alternativa número 3: Esta é garantida que funciona 100%, porem precisa ser feita com antecedência, pelo técnico de sua empresa.

Solicite à Specialist uma chave de VPN. Iremos enviar ao seu técnico a chave e as intruções de como instalar. O mesmo instalará em seu notebook ou celular e antes de você abrir o outlook (ou outro programa), basta abrir a VPN e se conectar.

Com a VPN, todo o tráfego de email (com destino aos servidores da Specialist) serão canalizados pelo túnel da VPN, nao sendo bloqueado por nenhum tipo de bloqueio, seja do Hotel ou do Provedor da Internet em uso.

A única exceção é para clientes que forem na China, lá a própria VPN pode nao funcionar, devido às restrições extremas impostas pelo governo chines.

Nota: A VPN, baseada na solução OpenVPN, está disponível para computadores com Windows XP em diante, iMac, Linux e celulares com Android ou iOS.

Atenciosamente,
Specialist Linux Solutions

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Fim do TS2

Srs Clientes,

Considerando que todos os clientes que usavam TS2 foram migrados para o TS3;

Considerando que os que não migraram, acabaram por fim cancelar o serviço de TS2;

Considerando que não tivemos mais nenhuma procura por TS2 nos últimos 12 meses;

Considerando que o TS3 está amplamento divulgado e em uso pelo mundo todo, já a anos, com muito mais opções e recursos que seu antigo TS2;

Considerando que mesmo sem cliente, temos que pagar as taxas de licença mensal dele, além de gastar com o servidor;

Optamos desta forma por cancelar nossos serviços de hospedagem de TS2, saindo de nosso pool de soluções.

Em caso de dúvidas, basta nos contactar.

Att,
Specialist Linux Solutions

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Novo PHP 5.5.x padrão

Srs Clientes,

Até este momento (dezembro de 2015), nossos servidores web suportam as versões de php 5.3.x, 5.4.x e 5.5.x, sendo o 5.3.x o padrão no momento do cadastro (onde o cliente pode mudar via configuração, se assim o desejar).

Devido às alterações no mesmo e a falta de suporte a mais de um ano nesta versão e o fim de suporte na versão 5.4.x também, estaremos desativando as versões 5.3.x e 5.4.x totalmente, deixando padrão para todos a 5.5.x e com o opcional de usar o 5.6.x, para desenvolvimentos/testes.

A alteração está prevista para dia 13/12/2015.

Por padrão, a alteração é transparente ao cliente, porem todos devem se atentar que se estiver usando uma solução desatualizada*, será necessário atualizar, podendo ficar fora do ar ou sofrer instabilidades/erros aleatórios se mantiver desatualizado*.

* Lembrando que o uso de sistemas “prontos” como wordpress, joomla, phpbb, drupal, oscommerce, prestashop, ip board, etc, é obrigatório, por força de contrato com a Specialist, o sr cliente manter o mesmo atualizado, incluindo seus plugins e temas e seguir as boas práticas de segurança (na parte de permissões, configurações, etc), a fim de evitar problemas de invasão e ataques contra o servidor, podendo ter sua conta bloqueada ou cancelada caso não o fizer.

Em caso de dúvidas, basta nos contactar.

Att,
Specialist Linux Solutions

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Alterações nos Boletos

Srs clientes,

A fim de atender algumas exigências bancárias, bem como de solicitações de alguns clientes, a partir de novembro de 2015, os boletos bancários emitidos pela Specialist passarão a ser registrados. Com isso teremos algumas melhorias e mudanças em procedimentos:

– Em caso de não quitação, até a data de vencimento, o sr cliente mesmo poderá gerar a segunda via do boleto pelo próprio site do Santander, indo na opção “Resolva Online” (já na página de entrada/capa do portal) e depois entrando na opção “Boleto Vencido”. Ou clique aqui para ir direto.

Basta daí preencher os campos com a numeração (código de barras) do seu boleto vencido, que ele dará a opção de imprimir com a data do dia corrente, já com a multa/juros calculado.

Atenção ao digitar o captcha (a imagem com as letras e números), é comum confundir letras maiúsculas de minúsculas ou a letra O com o número 0 ou ainda a letra I (“i” maiúsculo) da letra l (“L” minúsculo) entre outros.

– Os boletos, após 24h de sua geração, passarão a constar em seu DDA (Débito Direto Automático), caso o utilize;

– As datas de vencimento dos boletos, após emitidos, não poderão sofrer alterações, sendo considerado pagamento em atraso caso for solicitado prorrogação na data. Naturalmente, todos os cliente podem rever a data de vencimento e solicitar, no mês anterior, alteração na data, se for o caso.

– NAO SERÃO mais aceitos pagamentos via depósito em conta após ser emitido o boleto. Então, quando o mesmo encontra-se vencido, será necessário gerar a segunda via atualizada do mesmo e pagar via boleto. Quem fizer pagamento via depósito/transferência, faremos o estorno (transferindo de volta ao cliente o pagamento e continuaremos aguardando o pagamento pelo boleto). Todos os clientes podem mudar a forma de pagamento de boleto para depósito ou transferência em conta (no Santander), passando a vigorar somente na próxima cobrança e não na atual, já emitida.

Qualquer dúvida ou comentários, sintam-se livres em me contactar.

Atenciosamente,
Alexandre Fonseca

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Locaweb tratando nossos emails como SPAMs

Srs clientes,

No final de janeiro (de 2015), passamos a receber reclamações de clientes dizendo que alguns de seus emails enviados para terceiros estavam sendo recebidos como SPAMs (indo parar no lixo eletrônico dos mesmos, ou na pasta junk, spam ou equivalente).

Realizamos diversos testes e constatamos que os destinatários que receberam os emails como sendo SPAMs estavam todos hospedados na Locaweb, uma das maiores empresas de Hosting do Brasil.

Fizemos mais alguns testes e chegamos a contacta-los inclusive a fim de entender melhor o que estava ocorrendo.

Basicamente, a Locaweb passou a marcar como SPAM todos os emails enviados pelos servidores da Specialist (com destino emails hospedados com eles), alegando que houve denúncias de spam, porem de forma geral, independente do remetente (email ou domínio) ou conteúdo do email.

Como eles optaram por marcar como spam “geral” (todo e qualquer email) sem antes seguir a política de boas práticas, enviando a reclamação ao abuse do IP (que cairia para nós naturalmente, que pode ser consultado em qualquer WHOIS como https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=187.49.32.3), nao tivemos e nao temos como identificar a origem que ocasionou o problema.

Inclusive nao souberam nem passar informações simples como o número de reclamações e em que período de tempo. Uma coisa é receber 100 spams no mesmo dia, outra outra seria ter recebido 100 spams ao longo de 12 meses.

Sem ter acesso a nenhum Header de uma mensagem que foi tratada como spam, nao temos muitas ações para realizar de nosso lado.

Imaginamos que trata-se de algum cliente que pegou virus e fez alguns disparos. Nao deve ter sido muitos, pois nossos sistemas gerariam os alertas e o cliente teria sido barrado minutos (ou mesmo segundos depois). Usamos dezenas de ferramentas para coibir essa prática, seja proposital (do cliente estar enviando uma suposta mala direta) ou sem conhecimento (que é a grande maiora dos casos, quando o cliente pega virus e este começa a disparar os emails).

Pedimos agilidade na Locaweb para remover qualquer tipo de bloqueio ou indicação do IP no antispam deles, para pararem de marcar como spams os emails, porem nao conseguimos isso deles.

Desta forma, solicitamos aos srs clientes que, quando um fornecedor, amigo, cliente de vcs, etc, reclamarem que estão recebendo seus emails como sendo spam, peçam para ele MARCAR a mensagem como “nao spam”, pela ferramenta da Locaweb (imagino que isso fique dentro do webmail deles ou para quem usa IMAP, basta mover a mensagem para fora da pasta spam/junk ou outro). Isso sinaliza para eles que o email NAO é um spam e quanto mais pessoas fizerem isso, aumenta a reputação de nosso IP nesse sistema deles e eles pararão de marcar seus próximos emails como sendo spams. Informação esta obtida pelo Abuse Team da Locaweb inclusive.

Seria interessante também os clientes locaweb que passem por este “problema” abrirem chamado no suporte reclamando disso, a fim deles reverem os conceitos por eles adotados. Porem sabemos que nao serão todos que o farão pelo simples “incomodo” de ter que ligar e abrir chamado, infelizmente.

Aproveitamos para frisar que nenhum servidor da Specialist está com problemas, garantimos que seguimos todas as boas práticas do mercado, mas as vezes, sofremos com uma falta de boas práticas de outros (concorrentes). A Specialist em nenhum momento foi parar em lista negra (como os srs mesmo podem consultar, por exemplo, em http://mxtoolbox.com/blacklists.aspx, colocando seu domínio ou o IP de nosso servidor, 187.49.32.3) e age de forma ética com todos os fornecedores e concorrentes, jamais setaríamos que um provedor (Terra, UOL, etc) seria um spammer, mesmo recebendo spam deles diariamente (faríamos o possível para bloquear as mensagens que fossem spam propriamente ditas, alem de notificar eles, pela conta ABUSE que conste no WHOIS ref ao IP que gerou a mensagem, e nao marcar todos e qualquer email como spam, deliberadamente, como foi feito contra nós).

Aproveito a oportunidade de chamar a atenção dos srs para nossa política anti-spam em http://www.specialist.srv.br/home/?page_id=59 e política de envio de email em http://www.specialist.srv.br/home/?page_id=1078

Obs: Praticamente 99% dos últimos casos de envio de spams, ao longo dos últimos anos, foram realizados por clientes nossos que pegaram virus em seu próprio computador, o qual de posse da senha do email, se autentica no servidor e realiza centenas de envios. Frisamos a necessidade de todos possuirem antivirus atualizado (como o Kaspersky, Mcafee, etc) e nao estes gratuitos que são extremamentes fracos. Bem como devem manter seu OS atualizado (no caso de windows, usar o windows update sempre, por exemplo). Além de boas práticas como nao clicar em links desconhecidos, nao abrir anexos sem conhecer o remetente, e mesmo nos que conhece, ter atenção redobrada se o conteudo do email é suspeito (com palavras estranhas, anexo de nome estranho, sem informação alguma no corpo da mensagem condizente com o assunto, etc)

Como saber se um domínio está hospedado na locaweb?

Qualquer pessoa pode consultar em um WHOIS onde o dominio se encontra, porem a informação obtida dirá apenas que os DNS estão em um determinado provedor. O site ou os emails nao necessariamente terão que estar no mesmo. Como neste caso o importante é saber onde os emails estão hospedados, recomendamos a simples consulta pelo nslookup, presente em qualquer OS (Windows ou Linux). Abra o prompt de comando (no caso de windows) ou shell (no caso de linux) e digite:

nslookup -type=mx dominio

onde dominio é o dominio a ser consultado, lembrando que dominio é um nome com um extenção, como .com.br, .com, .net, entre outros, e NAO deve conter o www no começo (exemplos: specialist.srv.br, terra.com.br, uol.com.br, algumacoisa.com.br, etc).

Se na resposta, na linha que tiver o nome MX e apontar para alguma coisa.locaweb.com.br ou hospedagemdesites.ws, o email deste dominio está hospedado na locaweb.

Meu cliente está marcando as mensagens como nao spam e chegou a contactar a locaweb pra resolver de vez o problema, mas nao teve resultado. O que fazer?

Que tal recomenda-lo a procurar um outro hosting mais sério e que ouve seu cliente, atendendo-o corretamente com suas necessidades e exigências?

Mostre para ele nossos planos: http://www.specialist.srv.br/home/?page_id=29

Att,
Alexandre Fonceca
Specialist Linux Solutions

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Problemas afetando os e-mails

Srs clientes,

A cerca de 1 mês atrás (próximo de 21 de agosto de 2013) tivemos um problema que gerou alguns atrasos nas entregas dos emails, com duração de algumas horas.

Revisamos toda a nossa estrutura e não encontramos problemas. Porém, o mesmo problema voltou a ocorrer cerca de 10 dias depois. Novamente, fizemos de tudo para identificar a causa (e nada foi encontrado) e chegamos a realizar algumas alterações que poderiam ser a causadora.

Nao tivemos mais problemas até então, porem nessa semana tivemos alguns clientes se queixando de atraso para receber algum determinado email. Como nao vimos problema algum e nem mesmo fila nos emails, achamos que era um caso isolado, porem o mesmo voltou hoje (quinta feira), gerando vários atrasos, principalmente nos emails enviados por outros provedores com destino o nosso.

Praticamente os emails enviados por nossos clientes eram entregues corretamente e em segundos, seja tanto interno como para endereços externos (de outros provedores), mas os recebidos por nós que tinham sido enviados por terceiros, estavam com atraso, alguns de 10-20 minutos, outros de 1 hora ou mais.

Paramos o servidor nessa noite/madrugada (dia 19/09) a fim de realizarmos testes em todo o ambiente e indentificamos um gargalo no storage, o mesmo não está conseguindo lidar com o volume de requisições de disco (I/O) nos momentos de picos (praticamente no horário comercial, em especial, pela manha, perto das 9 horas, onde tem-se o pico de demanda, gerando fila nas entregas que acaba virando uma “bola de neve” ao longo do dia, só estabilizando no final da tarde)

Realizamos alguns ajustes (tuning) a fim de minimizar ao máximo o problema nesta sexta feira. Porém a solução definitiva será aplicada no final de semana (dias 21 e 22 de setembro), pois implica em parar todo o ambiente por várias horas para fazermos a mudança de storage.

Como sempre, prefiro manter os fatos às claras, explicando aos srs clientes o que houve e como está sendo feito o reparo.

Infelizmente sempre pode existir problemas que não foram previstos antes, posso apenas pedir desculpas aos srs clientes e contar com vossa compreensão.

Gostaria de destacar também que NENHUM email foi perdido, apenas tivemos um atraso para sua entrega.

Atenciosamente,
Alexandre Fonseca

 

 

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