Novo Webmail

Srs Clientes,

Foi disponibilizado uma nova versão do webmail, mais rápida e moderna, com uma interface mais clean (como do gmail, por exemplo).

Ela é totalmente responsiva, ou seja, ela se adequa à resolução do monitor/tela em uso, alterando seu layout para melhor exibição em celulares, tablets ou monitores antigos (baixa resolução), ocultando a barra de menu, alterando a posição de determinados itens, etc.

Mas quem preferir o layout antigo, basta ir em Config, Preferências, Interface do Usuário e no campo “Aparência da interface (tema)” alterar de Elastic para Larry. Clicar no Salvar em seguida. Mesmo usando o layout antigo, você estará usando um webmail repleto de tecnologia.

Atenciosamente,

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PHP 7.2 e 7.3

Srs,

Foi disponibilizado o PHP 7.3 para todos os clientes.

Assim como o padrão que era 7.1 foi alterado para a versão 7.2.

Caso seu site apresente alguma incompatibilidade, entre em contato para fazermos o downgrade para a versão 7.1.

Na data de hoje, temos as seguintes versões disponíveis (alteração via chamado no suporte):

5.6 – Será desativada logo mais, então nao aceitamos alterar para essa versão;
7.0 – Será desativada logo mais, então nao aceitamos alterar para essa versão;
7.1 – Disponível para todos, até meados de 2020
7.2 – Disponível para todos, e é a versão padrão para todos os sites (novos e velhos), salvo quando solicitado uma versão específica;
7.3 – Disponível para todos

Recomendamos acompanhar o progresso dos PHPs (e a data de fim de vida) em http://php.net/supported-versions.php.

Lembrando também da importância de manter seu site atualizado, seja usando WordPress, Joomla, Drupal, ou qualquer outro framework.

Nota: Com a finalidade de acelerar sempre o conteúdo web, temos disponível o uso do módulo PageSpeed (ver post falando deste módulo aqui) e nossos PHP dispõe do uso do módulo APC e temos instalados nos servidores web o Memcached rodando em “localhost”. Basta sua aplicação dar suporte ao mesmo e conectar no localhost na porta padrão, para usá-lo. Veja que vários frameworks como WordPress, Joomla, Drupal, etc podem usá-lo a fim de acelerar os acessos. Note porém que NAO recomendamos o uso de cache na forma de arquivos e/ou via MySQL, como alguns clientes costumam usa-lo em seu Joomla, WordPress, etc. Via arquivos o acesso é muito mais lento pois gera I/O de disco do que via memcached e via MySQL será consumido muitos recursos, o que pode ultrapassar o limite do seu plano precisando contratar um MySQL próprio somente para isso, algo desnecessário se usar o Memcached por exemplo.

Atenciosamente,
Specialist Linux Solutions

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Sites com HTTPS

Srs,

O HTTPS (com “s” no final) foi liberado gratuitamente a mais de 2 anos para todos nossos clientes, porem sao poucos que o usam.

Pelo que notamos, é falta de conhecimento do técnico responsável pelo site, pois basta o webmaster do site “ativar”, via um comando no .htaccess (e só), como informamos no post original do começo do ano passado, que pode ser visto aqui.

Como atualmente os navegadores estão acusando “não seguro” em sites http e muitas vezes o cliente acha que é “culpa nossa”, o redirect para o https estará sendo feito para todos os clientes automaticamente, como se o seu webmaster/técnico tivesse colocado o tal comando (como deveria ter feito).

Assim os sites passarão a ser acessados via https sem precisar de nenhuma ação de seu lado, de hoje em diante.

Porem, é bom destacar, que sites com imagens externas (em outro endereço) onde o http foi forçado no código fonte, pode aparecer como “parcialmente não seguro” ou mostrar um exclamação no cadeado. Nestes casos, apenas seu técnico ou webmaster poderá resolver mudando o link da imagem para https também.

Por fim, é bom lembra-los que o google anda fazendo uma campanha intensa sobre o uso de certificados HTTPS e já avisou que sites sem SSL poderão aparecer um alerta ao tentar acessa-lo. Inclusive a indexação do google (do buscador) já a anos dá prioridade para https ao http, com isso um site de um concorrente seu pode aparecer na pesquisa em primeiro lugar por ter https e você não.

Atenciosamente,

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Meu IP

Srs Clientes,

Foi disponibilizado um “meuip” próprio, para mostrar o IP de sua internet: https://meuip.seguromail.com.br/

Ele tem a mesma função do já conhecido www.meuip.com ou www.meuip.com.br.

Além dele nao ter propagandas na tela (que muitas vezes acaba sendo exagerado), ele foi criado para resolver um problema específico:

Algumas Internets (como o Virtua) estão entregando ips privados ao sr cliente, uma vez que esgotou os IPs em IPv4, e com isso eles fazem um mascaramento em cima de outro IP público deles (NAT / CGNAT).

Até aí normal (e perfeitamente aceitável), porém eles resolveram fazer esse mascaramento em cima de MAIS DE UM IP ao mesmo tempo, dependendo do destino, como uma espécie de balanceamento.

Isso significa que pode aparecer no www.meuip.com um IP X, e no www.meuip.com.br OUTRO IP. Assim como pode aparecer outro ainda para acessar nossos serviços.

Com isso, como muitas vezes temos que saber o IP do sr cliente para dar o suporte técnico correto, criamos esse “meuip” no mesmo endereço que usamos para serviços como POP3 e IMAP, assim caso houver problemas no acesso à estes e perguntarmos o IP para o sr, é mais garantido usar esta ferramenta às demais.

Para as demais “internet” (Vivo, Algar, etc), nao notamos esse sintoma, o resultado do meuip.com, meuip.com.br ou o nosso meuip.seguromail.com.br deverá ser o mesmo.

Att,

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BGP: Migração Quagga para FRR

Desde abril/2018, deixamos de usar o Quagga para roteamento BGP e migramos para o FRRouting (FRR para abreviar).

O FRR é um projeto derivado do Quagga, mas com suporte a novas tecnologias, mais seguro e otimizado.

No final de Abril todos nossos clientes que usávamos Quagga foi migrado, de forma transparente, para o FRR.

Link oficial do FRR: https://frrouting.org/
Link oficial do Quagga: https://www.quagga.net/

Att,

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Aumento de Quota nos Emails

Srs clientes,

A partir de 15/01/2019, todas as contas de emails que tiverem 1 GB passarão a 2 GB automaticamente, ao longo desde mês.

Naturalmente quem havia contratado ampliação para 2 GB anteriormente deixará de paga-la. Demais ampliações para 5 GB, 10 GB ou mais, continuam sendo cobradas, porem com novos valores (reduzidos).

É a Specialist ampliando seus serviços, atendendo às suas demandas.

Abraços,
Alexandre F.
Specialist Linux Solutions

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Campanha SeguroMail no SMTP

Srs Clientes,

Dando continuidade na melhoria dos serviços, para aumentar a segurança dos dados, estaremos agora avisando aos srs clientes sobre o uso do SMTP com SSL/TLS.

Dias atrás, como podemos ver em https://www.specialist.srv.br/home/?p=1507 focamos bastante no POP3 ou IMAP, embora o SMTP era um dos itens recomendados também, deixamos ele para tratar à parte, propositalmente.

Como o envio de emails pode ser via sistemas como CRMs (Protheus e outros), sistemas na web ou aplicações próprias para emitir NFs, Boletos, e outros, para nao gerar estresse com os clientes durante às mudanças nos programas de correio (como Outlooks, Mail, Thunderbird, etc), criamos uma campanha voltada somente para o SMTP agora.

Caso você receba o alerta, basta verificar onde o email está em uso, caso for um programa de correio tradicional como outlook, Mail, etc, basta alterar o “Outgoing Mail Server” ou “Servidor de Saída” ou apenas SMTP Server, para smtp.seguromail.com.br na porta 465 com SSL/TLS

Em alguns casos você terá que usar a porta 587 com TLS ou STARTTLS, caso houver essa opção. Na prática, terá o mesmo efeito, e o envio do email será criptografado.

Caso o email estiver mesmo em uso em um CRM ou outra aplicação, procure o suporte técnico do mesmo e questione sobre uso de TLS ou SSL no envio do email.

Poderá ser tanto TLS/STARTTLS na 587 (mais comum) como SSL na 465 (menos comum, embora já suportado pela maioria das aplicações, inclusive pelo Protheus, o CRM “mais” utilizado nos clientes).

Att,
Specialist Linux Solutions

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Problemas Emails e WinXP

Srs,

Como informado em https://www.specialist.srv.br/home/?p=1507, começamos uma campanha para migrar os acessos dos emails para uma conexão segura (com criptografia, ou seja, SSL/TLS).

Em 11/01/2019, o acesso SEM criptografia foi desligado (data inicial era 21/12/2018, que foi prorrogado para 11/01 atendendo múltiplos pedidos das revendas).

Acabou surgindo algumas questões envolvendo Outlooks e Windows BEM antigos, como outlook 2007, live mail e outros em windows 7 ou até mesmo no windows XP.

Por isso achamos melhor colocar aqui algumas instruções específicas para eles:

  • Para os casos do windows 7 (em diante), mesmo com outlook antigo, existe um patch para ser aplicado que visa corrigir o SSL do windows, que deve fazer o email com SSL funcionar. Em http://www.catalog.update.microsoft.com/search.aspx?q=kb3140245 tem o download dele.
  • Em ALGUNS casos, mesmo com o patch acima é necessário aplicar os patchs do office também, como o SP3 ou SP2 (service pack 3 ou 2), dependendo da versão do Outlook/Office, disponível gratuitamente no site da microsoft mesmo. O ideal nesses casos é fazer windows update com a opção “Receber atualizações de outros produtos Microsoft ao atualizar o Windows” marcada (fica na parte de configuração do windows update) que o Service Pack é baixado automaticamente.
  • Porem, para quem ainda tem windows XP com office antigo, não tem muito o que fazer, pois o oulook usa as bibliotecas de SSL do windows e este está mega defasado (mais de 15 anos de existência). Nestes casos, a recomendação é migrar para Thunderbird (que usa biblioteca própria para o SSL) ou usar o Webmail.

Inclusive vale destacar que usar software de mais de 10 ou 15 anos atrás não é nada seguro. É um risco para a própria empresa continuar usando um software tão antigo e obsoleto assim. Alem de ser prejudicial para nós (provedor).

Mas por fim, para tentar ajudar o sr cliente, caso tenha um link de internet com IP FIXO, entre em contato conosco informando o IP, que podemos criar uma liberação específica para esse IP para acessar os emails de forma não segura, temporariamente, até o sr conseguir atualizar seu micro para uma versão mais recente.

Att,
Specialist Linux Solutions

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Campanha SeguroMail Prorrogada

Srs clientes,

Começamos na data de hoje (18/11/2018) uma campanha para trocar todos os acessos aos emails (via pop3 e imap) para uma conexão com criptografia, visando maior segurança e compatibilidades futuras.

Aos usuários que acessam os emails via pop3 ou imap SEM criptografia (SSL/TLS), serão enviados emails semanalmente informando o uso do email sem criptografia e solicitando-os a realizarem as alterações.

A alteração é simples e pode ser feita pela maioria dos usuários diretamente, sem maiores problemas, porem no caso de dúvidas, pedimos para que entrem em contato com seu suporte técnico ou para quem normalmente lhe atende no suporte de seu microcomputador.

Caso ainda assim tenha dúvidas, basta o sr ou seu suporte nos procurar para maiores esclarecimentos.

Link com os detalhes da nova configuração (em funcionamento desde março de 2018): https://www.specialist.srv.br/home/?p=1412

Este link já foi enviado em março para todas as revendas e técnicos cadastrados conosco, assim é bem provável que seu suporte já tenha conhecimento disso.

Segue um resumo da configuração correta/segura a se utilizar:

Para quem usa IMAP:

Para o “Incoming Mail Server” ou “Servidor de Entrada” ou apenas IMAP Server, usar imap.seguromail.com.br porta 993 com SSL/TLS

Para o “Outgoing Mail Server” ou “Servidor de Saída” ou apenas SMTP Server, usar smtp.seguromail.com.br porta 465 com SSL/TLS

Ou para quem usa POP3:

Para o “Incoming Mail Server” ou “Servidor de Entrada” ou apenas POP Server, usar pop3.seguromail.com.br porta 995 com SSL/TLS

Para o “Outgoing Mail Server” ou “Servidor de Saída” ou apenas SMTP Server, usar smtp.seguromail.com.br porta 465 com SSL/TLS

Para AMBOS (para quem usa imap ou pop3):

  • Lembrar de ticar o “quadradinho” com o item “SSL/TLS” tanto no servidor de entrada como no servidor de saída
  • Em alguns outlooks (ou algumas versões do app de email no celular), o uso do SSL/TLS está em um campo para selecionar entre ele e o STARTTLS e nao apenas para ticar no “quadradinho”. Nestes casos, caso gere erro no uso do smtp na porta 465 com SSL/TLS, mude para TLS ou STARTTLS e use a porta 587 mesmo.
  • Caso use Outlook 2007 ou anterior em Windows XP ou 7 e estiver com erro ao usar SSL/TLS, veja esse post exclusivo para esses casos: https://www.specialist.srv.br/home/?p=1537

Caso tenha dúvidas sobre usar IMAP ou POP3, veja essa link sobre as “Formas de Acessar seu Email”: https://www.specialist.srv.br/home/?page_id=1426

Dia 21 de dezembro de 2018, o acesso ao pop3 e imap SEM ssl/tls será desativado. Se você não usar SSL/TLS, seu email irá parar de funcionar nessa data.

Atendendo alguns pedidos de clientes e revendas, o prazo para a desativação do acesso SEM ssl/tls foi prorrogado para dia 11 de janeiro de 2019.

Att,
Specialist Linux Solutions

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Problemas no dia 14/11/2018

Nesta manha, por volta das 10:40 houve um problema elétrico em nosso Data Center que acabou derrubando nossos serviços.

Estamos abrindo chamado na CPFL para verificar o que ocorre, pois já a alguns dias a energia está oscilando muito, com picos de tensão bem acima do nominal.

Embora temos nobreaks com baterias externas e gerador próprio, algumas oscilações chegam até os nobreaks e estes acabaram se desligando para proteger o ambiente, derrubando os serviços.

Religamos tudo e os serviços voltaram perto das 11:20, embora essa queda (por ser no horário comercial) tenha sido suficiente para gerar uma fila de emails nos servidores de emails, devendo estabilizar perto do meio dia.

Pedimos desculpas aos nossos clientes e estaremos estudando o que pode ser feito para evitar isso no futuro.

Editado: O problema voltou a ocorrer as 14:50 desse mesmo dia, retornando ao normal as 15:30.

Estamos com um chamado em aberto na CPFL referente aos picos de tensão e aguardando uma posição deles.

Att,
Specialist Linux Solutions


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